top of page
original-824cbbaaa52136845d7a9089a2767361.jpeg
Buscar

Como limpar e remover gordura de coifas e fornos?

A rotina de uma cozinha industrial é muito agitada, todas as preparações são elaboradas de forma bem organizada maximizando o tempo e cada minuto é precioso, no fim do expediente é realizada a higienização. Alguns pontos geralmente são deixados de lado, como a limpeza da coifa, que por padrão é limpa quinzenalmente. O problema é que quando lembramos de fazer a limpeza, ela já está em estado crítico e é preciso um mutirão pra remover a gordura incrustada e a superfície da coifa fica toda arranhada pela esfregação. O mesmo acontece para fornos e bandejas, principalmente no setor de panificação, sendo esse um ponto crítico que pode interferir na qualidade do produto final. A seguir, vamos apresentar algumas soluções para uma limpeza extremamente pesada e uma limpeza de manutenção, com produtos e procedimentos especialmente projetados para executar este tipo de limpeza com efetividade.


O produto ideal tanto para a limpeza pesada quanto para a limpeza de manutenção é o ML-100, que é um desincrustante alcalino para sujidades carbonizadas, possuindo um blend de tensoativos e agentes umectantes que agem de forma rápida e eficiente na gordura carbonizada, carvão queimado e alimentos carbonizados, que é nosso maior problema. Como as superfícies estão na vertical ou suspensas, recomendamos que seja aplicado com o gerador de espuma IK Foam, aumentando o tempo de contato com a superfície e potencializando a ação do produto.


De início, em uma limpeza pesada recomendamos que a diluição seja de 1:1 ou até mesmo puro, dependendo do nível de incrustação da sujidade. Após a limpeza de choque, é possível manter a limpeza com o produto na proporção de 1:10 até 1:20, sendo ela feita quinzenalmente ou mensalmente. Como se trata de uma sujidade incrustada, a pré-lavagem é seca, removendo resíduos grosseiros. Aplica-se o ML-100 e aguardamos o tempo de contato de 5 minutos, lembrando que produtos cáusticos são potencializados se estiverem em temperaturas elevadas (até 80°C). Após a ação mecânica com uma fibra leve, é necessário o enxágue com água em abundância, para não deixar resíduo do próprio produto.


Apesar de ser uma sujidade muito pesada, a limpeza profissional nos proporciona uma solução adequada para todos os nossos problemas. É de grande importância que tenhamos padrões de limpeza eficazes para evitar contaminações e garantirmos a qualidade de nossos produtos, mas nessa situação de coifas e fornos, o aspecto de limpeza transmite para nossos clientes uma boa impressão de cuidado e zelo, elevando nossa reputação e tornando o ambiente de trabalho mais confortável e agradável.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page