top of page
original-824cbbaaa52136845d7a9089a2767361.jpeg
Buscar

Como fazer uma limpeza pós obra eficiente?

Atualizado: 10 de out. de 2022

A limpeza pós-obra vai muito além de uma limpeza pesada onde jogamos água em tudo, detergente e uma esfregação pesada com o intuito de remover os resíduos de rejunte e incrustação de pó. Quando ela é feita dessa forma acima, a sujidade não é removida da superfície, deixando aquele aspecto fosco e uma aparência de piso sujo. Seja uma obra pequena em uma casa ou a construção de um prédio, a limpeza pós-obra não pode ser tratada com produtos domésticos e uma abordagem amadora, pois o tipo de sujidade que trataremos não é uma simples mancha do dia a dia.


Por se tratar de uma sujidade inorgânica incrustada, o produto a ser utilizado para removê-la deve ser de pH ácido que não possui ação decapante, ou seja, elimina os resíduos de cimento, argamassa, rejunte e pó sem agredir o piso. O produto ácido capaz de fazer esse trabalho em cerâmica, azulejo e porcelanato é o Decrust-B, um limpador com ação poderosa sobre resíduos dessa natureza.


Para aproveitar sua máxima performance, removemos toda sujidade que é possível retirar na varrição. Com o piso ligeiramente úmido, aplicamos o produto na proporção de 1:10 (100ml de produto / 1 litro de água) e aguardamos o tempo de contato de cinco minutos. A ação mecânica deve ser feita com a fibra adequada para a superfície e, em áreas grandes e abertas, o uso da máquina enceradeira é muito viável, lembrando que vassoura não é projetada para esfregação. Após esses procedimentos é feito o enxágue e, pra finalizar, a superfície deve ser neutralizada com um detergente ligeiramente alcalino, sendo o SD-20 da Spartan o produto ideal para o trabalho.


Podemos considerar que a limpeza ainda faz parte da obra e é a cereja do bolo. Da mesma forma que escolhemos com cautela o tipo de material que é usado na construção e a equipe de execução, temos que tomar muito cuidado com o produto que é utilizado. Não é só porque o produto é ácido que podemos aplica-lo no piso, se ele não for corretamente formulado, irá agredir o piso tornando-o poroso, causando manchas profundas que talvez só serão removidas com tratamento. Misturas caseiras, detergente automotivo, sabão em pó, jato ativado, nada disso foi projetado para esse tipo de limpeza e, negligenciar a limpeza na fase final da obra, pode custar muito caro.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page